A Segmentação de listas é uma função específica para separar as suas listas de contatos por categoria, com ela você pode criar listas específicas de contatos baseando-se nas interações anteriores e histórico de compra.

Para criar uma listas segmentada é só acessar:

  • E-mail Marketing > Listas > Criar Nova Lista.

No pop-up seguinte, selecione a opção "Comportamental":

Ao acessar as Listas de Segmentação você será direcionado para o menu de configuração dessa lista, é aí onde vamos determinar quais são os parâmetros dessa segmentação, com qual frequência ela será atualizada entre outras.


O primeiro tipo de segmentação disponível é o de Lista de Contatos, nessa segmentação você poderá criar novas listas de contatos utilizando dados de clientes em listas já existentes. Como por exemplo:

"Possuo em minha lista de compradores clientes de todo o Brasil e minha loja está oferecendo frete grátis para todo o estado de São Paulo, eu quero enviar uma campanha avisando os meus clientes de São Paulo sobre essa promoção, mas não quero meus clientes de outros estados recebam essa campanha."

Caso essa lista traga as informações de estado dos nosso clientes, podemos segmentar da seguinte forma:

Aqui nós configuramos a lista de compradores como sendo a lista de onde vamos obter os dados e selecionamos a condição "Estado igual a São Paulo", isso quer dizer, todos os clientes dessa lista que tem a informação "São Paulo" no campo "Estado" serão adicionados á nossa lista de segmentação chamada "Clientes SP". Bem fácil não é?

A segundo opção que temos de segmentação de listas é a Comportamental de e-mail marketing.

Nessa opção nós podemos segmentar uma nova lista de clientes baseados no seu comportamento em campanhas anteriores, por exemplo:

"Enviei uma campanha e dando uma olhada nos relatórios percebi que o número de cliques foi muito baixo em relação aos envios, gostaria de enviar uma nova campanha com uma estratégia um pouco mais agressiva para os clientes que não abriram essa campanha."

Utilizando a segmentação, podemos criar uma lista pra isso da seguinte maneira:

Nessa segmentação nós selecionamos uma campanha específica que foi enviada, também selecionamos o período completo e o parâmetro Não Clicou, isso quer dizer, a segmentação criará uma nova lista com todos os cliente que receberam a campanha que criamos, mas não clicaram em qualquer momento.

Também é possível utilizar nesse tipo de segmentação todas as campanhas que já foram enviadas e também os parâmetros "Clicou", "Não clicou", "Abriu", "Não Abriu", "Comprou" e "Não comprou".


No último tipo de segmentação, podemos criar uma nova lista baseada no Histórico de Compra dos seus clientes.

Essa segmentação utiliza dados de compra dos seus clientes pra que você envie campanhas de e-mail marketing para um público mais específico, por exemplo:

"Tenho um produto que é sucesso de vendas, gostaria de enviar uma campanha com alguns produtos relacionados a esse para os clientes que já o compraram"

Podemos obter uma lista com essa base de clientes, podemos configurar da seguinte forma:


Selecionando um produto específico na segmentação, eu vou obter uma lista com todos os cliente que compraram especificamente esse produto, o que me permite enviar uma newsletter com maior chance de efetividade, sabendo que esses cliente que compraram o produto x, têm mais chance de comprar o produto y.


Tendo a nossa segmentação configurada, ainda podemos escolher se ela pode ser atualizada periodicamente ou não, escolhendo por atualizar os e-mails que estiverem debaixo dos parâmetros que configuramos serão adicionados na lista automaticamente.

Configuração feita e receberemos a mensagem acima, pra encontrar a nossa lista é só acessar o menu de Listas, a lista estará com o nome que configuramos e classificada como Segmentação.

Esperamos que este artigo tenha sido útil! Se restar alguma dúvida estamos disponíveis para atende-lo!

Boas Vendas! 💜 

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