Neste tutorial você irá aprender passo a passo como criar e enviar suas campanhas dentro da ferramenta Enviou.

*Se você lojista já possui um HTML próprio ( arte e conteúdo da sua campanha de e-mail marketing) pode ir direto para a opção Campanha e seguir os passos para envio. Caso não tenha uma arte pronta, você deve criar o conteúdo na função Newsletter da ferramenta Enviou, e com o conteúdo criado você será direcionado para a funcionalidade de Campanhas e seguirá os passos para envio do e-mail marketing.

Obs: Caso tenha alguma dúvida de como criar seu conteúdo para a campanha, acompanhe os tutoriais "Criador de Newsletter" em nossa Central de Suporte.

Faça login na sua conta Enviou, no seu painel inicial, clique em Campanhas na lateral esquerda.

Na página de gerenciamento de Campanhas você controla, visualiza e edita suas campanhas criadas.

Clicando em qualquer uma das funções disponíveis, você tem os detalhes das sua campanhas:

  • Enviadas
  • Enviando
  • Programadas (Aguardando a data e hora do envio programado)
  • Rascunhos (Campanhas salvas em Rascunhos, podendo ser editadas antes de concluir que está pronta para o envio)
  • Pausadas (Campanhas programadas para envio, mas que por algum motivo específico, o lojista desejou pausar o envio)
  • Arquivadas (Campanhas salvas em Rascunhos e selecionadas para Cancelar, ficam com os status de arquivadas)
  • Parceiros (Campanhas que você pode passar para algum parceiro comercial para que ele realize o disparo em sua base de contatos. É necessário gerar um código HTML online, para envio de campanhas para parceiros)

Siga os passos a seguir com as imagens e orientações para criação e envio correto de sua campanha na ferramenta Enviou.

Para adicionar uma nova campanha, clique em Criar Nova Campanha, no seu painel de gerenciamento de campanhas (campo superior, lateral direita)

Dados Básicos

Tipo Campanha: Escolha entre as opções Envio Normal (Envio da campanha de e-mail marketing), Somente Relatórios (Envio apenas de relatórios de uma campanha específica)

Nome da Campanha: Defina o nome da sua campanha. (Apenas para identificação no sistema, seu cliente não irá ver este nome)

Agendamento da Campanha: Você pode definir clicando em Data/hora atual assim que você finalizar a criação o disparo é realizado. Ou pode programar um agendamento, definindo uma data e horário para a ferramenta disparar a campanha.

Remetente existente: Clicando na aba de escolha, você pode selecionar os remetentes já cadastrados por você, ou, clique em Adicionar novo, e preencha com o nome do Remetente ou nome da sua empresa, e o e-mail. Lembrando que aqui neste campo são os dados com o e-mail do domínio próprio da sua loja.

Assunto da campanha: Digite o assunto do e-mail que seu cliente irá ver.

Finalizado o preenchimento dos dados básicos da campanha, clique em Próximo.

Conteúdo

Nesta tela como o próprio nome já diz, você irá preencher com o conteúdo que será enviado aos seus contatos.

Escolher newsletter: Clicando em Escolher Newsletter você tem a opção de selecionar um conteúdo já pronto e criado por você na função Newsletter da ferramenta Enviou.

Caso você não tenha criado nenhum ainda nesta função da ferramenta, nem importado um HTML pronto (Você pode importar uma peça/design já pronta para adicionar em sua Newsletter e inserir em suas campanhas de e-mail marketing) clique em Nova Newsletter.

Você será direcionado para esta função da ferramenta e seguirá os passos da criação de seu conteúdo.

Feito a seleção do seu conteúdo, faça as edições que desejar, podendo Editar HML,(necessário conhecimento básico em programação), acrescente mais imagens, textos, o que preferir.

Este é o momento de corrigir ou acrescentar os conteúdos que seus clientes irão receber.

Clicando em Personalização avançada, você pode desabilitar as opções customizadas oferecidas pela ferramenta.

Caso não deseje modificar nenhumas dessas informações, basta fechar a janela e prosseguir com o conteúdo.

*Desabilitar ver no navegador: Desabilita a função do seu cliente que ao clicar não irá para o navegador oficial da página da sua loja

*Desabilitar opt-out automático: Você desabilita a função automática de seu contato poder pedir para não receber os e-mails da sua loja.

Confirmado o conteúdo do e-mail marketing, clique em Próximo.

Destinatário

Escolha quais os contatos que irão receber este e-mail.

Ao clicar nas abas segmentadas: Lista de contato/ Lista de segmentação/ Comportamento/ Interação geral. Você escolhe dentre as segmentações as suas listas de contatos criadas em cada uma delas e que deseja atribuir para esta campanha específica.

Na opção Selecionar ao escolher as suas listas, você tem algumas opções:

  • Limite: Dentre o total de e-mails que existem naquela lista, você deseja enviar apenas para uma quantidade específica, e não para todos. Basta digitar o número limite de pessoas dessa lista selecionada que irão receber sua campanha, e clicar em Enviar para essa lista.
  • Clicando diretamente em Enviar para essa lista, você seleciona todos os contatos para envio. Para deselecionar, basta clicar na aba x (cancelar).
  • Clicando em Não enviar para essa lista, você seleciona todos os contatos dessa lista para não receberem este e-mail.

Importante: O Enviou possui uma função especialmente programada para impedir o envio de mensagens duplicadas para contatos que estejam repetidos em sua lista.

Após selecionar as suas listas de contatos, clique em Próximo.

Resumo

No passo final em Resumo, é o momento de revisar, editar ou finalizar para envio da campanha.

Confirme se as informações preenchidas por você durante os passos de criação da campanha, estão todas corretas.

  • No campo Testar você pode enviar esta campanha para algum e-mail de teste, assim você visualiza exatamente como seu cliente irá receber este e-mail
  • No campo Preview do e-mail você visualiza como ficou a campanha para envio.

Confira suas listas de contatos selecionadas, e caso tenha escolhido enviar para uma lista de comportamento, escolha nesta tela uma ou mais segmentação comportamental de sua lista criada.

Estando tudo certo para envio, clique em APROVAR e FINALIZAR. Sua campanha será enviada ou agendada para envio, conforme sua escolha no momento de criação da campanha.

Caso tenha alguma alteração para ser feita, clique em REVISÃO e FINALIZAR. Sua campanha ficará salva em Rascunhos.

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